É o mês que marca a lembrança das pessoas surdas, de suas lutas e conquistas.  Alia-se a cor azul que simboliza a Comunidade Surda em todo mundo e está presente no laço que representa o conceito de SER SURDO. Tem o objetivo de promover seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições, festas entre outras atividades em todos os estados brasileiros. O dia nacional dos Surdos é relembrado no dia 26 de Setembro.

 

       No ano de 2014, damos continuidade ao SETEMBRO AZUL, elaboramos algumas atividades relacionadas ao SER SURDO. Veja a programação:

 

 

 

 

DIA 14 DE SETEMBRO DAS 14:30 ÀS 16:00 HS. 

"Expressão Facial e Corporal" com Sandro Pereira

Oficina gratuita realizada para surdos e ouvintes afim de desenvolver habilidades expressivas em Língua de Sinais.

 

 

DIA 26 DE SETEMBRO ÀS 08:00 HS.

"Feira do Livro"- Discurso em Libras para visitantes e familiares de crianças surdas e ouvintes durante a Feira do Livro no AERO Jaú. 

Local: AERO Clube de Jaú

DIA 28 DE SETEMBRO DAS 15:00 ÀS 17:00 HS.

“SER SURDO- Tudo o que envolve o ser surdo”- Mesa de debate: CONQUISTAS, DIREITOS, ACESSIBILIDADE E IDENTIDADE  

 Ocorrerá um debate sobre como encontra-se a situação atual referente à todos esses aspectos. O público alvo são pessoas surdas, familiares, intérpretes de Libras, professores, líderes comunitários e pessoas interessadas pela causa.

 

DIA 14 DE SETEMBRO DAS 16:00 ÀS 17:30 HS.

"Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade"- com Sandro Pereira

Palestra gratuita realizada para surdos e ouvintes.

 

 

 

DIA 21 DE SETEMBRO À PARTIR DAS 14:00 HS.

"Libras no Parque do Rio Jahu"- Distribuição de panfletos informativos sobre Setembro Azul, com informações sobre Surdos, Língua de Sinais, Associações de Surdos. Na ocasião serão feitas algumas intervenções em Língua de Sinais para os visitantes do parque. 

Local: Parque do Rio Jahu (Av. Dr. Quinzinho- em frente ao Jaú Shopping)

 

 

DIA 04 DE OUTUBRO DAS 16:00 ÀS 18:00 HS.

“BATE-PAPO SOBRE INTERPRETAÇÃO”- Se você atua como Intérprete de Libras no município de Jaú/SP em qualquer esfera educacional (fundamental, médio e superior) você está convidado para o encontro.

Local: Associação dos Surdos de Jaú (Rua Ângelo Ometto nº62- Jardim Vila Maria- Jaú/SP)

IMG_6122.JPG

IMG_6122.JPG

IMG_6078.JPG

IMG_6078.JPG

IMG_6068.JPG

IMG_6068.JPG

        Em Setembro de 2013 foi organizado o 1º Movimento Surdo de conscientização em Jaú. Através de uma passeata pelo centro da cidade, com faixas e placas onde os surdos distribuíram panfletos informativos sobre a pessoa surda para a população que atraía os olhares através do apitaço. A proposta foi de conscientizar sobre o respeito ao cidadão surdo e à Língua Brasileira de Sinais. Veja algumas fotos: